segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Indicadores de problemas no Layout

Seguem alguns indicadores de um mau aproveitamento de espaço:

Demora excessiva: a análise de processos pode demostrar, longe de falhas em seus passos, uma deficiência da distribuição espacial.
  • Fluxo confuso do trabalho: esse fluxo pode ser uma consequência da demora excessiva, mas às vezes, o fluxo indevido não causa tão somente demora no andamento burocrático, porém decisões errôneas, consultas desnecessárias a pessoas, que também pode estar afetando o trabalho de outras unidades da organização;


  • Excessiva acumulação: a má distribuição espacial pode gerar acúmulo de pessoas e documentos, assim as unidades crescem e fica difícil aumentar o espaço físico.


  • Má projeção de locais de trabalho: essa é uma deficiência ligada especificamente ao layout projetado para os postos ou locais de trabalho. Decorrem na maioria das vezes por ter sido elaborado por pessoal não qualificado, ou então, ter sido elaborada segundo a vontade de cara grupo de pessoas destinadas a determinado espaço.


  • Perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra: trata de uma forma específica, mostra que, também, os desejos pessoais terminam por criar enormes prejuízos à organização, por causa do lapso de tempo decorrido entre unidades da organização.


Fonte: Hessel, José Ribeiro, Organizações e Métodos. Porto Alegre: DC Luzzato, 1985.

2 comentários:

Unknown disse...

Acho importante a utilização de layout, pois ele ajuda a dar uma melhor distribuição, tanto de pessoas quanto de documentos, pois às vezes fica difícil aumentar o espaço físico.

ADELMO GUITARA disse...

não estou conseguindo adicionar um gadget